quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Gala “Toast to Freedom” da Sousa Mendes Foundation


No dia 29 de outubro realizou-se no Museum of Jewish Heritage – A living Memorial to the Holocaust, em Nova Iorque, uma Gala, promovida pela Sousa Mendes Foundation, a fim de homenagear personalidades americanas que se distinguiram em diversas áreas, sobretudo no apoio aos refugiados, seguindo a nobreza do gesto de Aristides de Sousa Mendes, na qual o Projeto UNESCO da nossa Escola esteve representado através da arte.
O desafio proposto pela SMF à coordenadora do projeto UNESCO do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, professora Dores Fernandes, motivou a organização de todo o design gráfico, da responsabilidade da artista plástica Josefa Reis, amante da causa Aristides Sousa Mendes e colaboradora do mesmo projeto, que resultou na lembrança oferecida aos homenageados, contributo do aguarelista Júlio Rodrigues e da própria Josefa Reis, os quais executaram aguarelas da Casa do Passal em diferentes momentos, 2010 e 2017, numa analogia entre o antes e o depois da requalificação do edifício que será o futuro Museu da Consciência.
Os elementos gráficos criados visaram homenagear o ator Michel Gill (das séries "House of Cards" ou "Mr. Robot"), filho e neto de refugiados que receberam vistos passados pelo cônsul português; o congressista de Nova Iorque, Jerrold Nadler, um crítico da recente ordem executiva de Donald Trump contra pessoas de países muçulmanos; Eva Fogelman, ativista, que nasceu num campo de refugiados, autora do livro "Conscience & Courage: Rescuers of Jews During the Holocaust"; Maggie Favretti, fundadora da organização "Students for Refugees", que ajuda refugiados na sua adaptação nos EUA; Neely Bruce e Felipe Propper, em honra de Eduardo Propper de Callejón, um diplomata que emitiu vistos no consulado espanhol de Bordéus.
Este evento contou com a presença de Gérald Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes e de membros da Sousa Mendes Foundation: a Presidente Olivia Mattis, o Presidente do Conselho Consultivo, Robert Jacobvitz, o vice-presidente, Leah Rozenfeld Fills e a tesoureira Mariana Abrantes. Estiveram, ainda, presentes vários convidados ilustres, incluindo o Embaixador de Portugal nos Estados Unidos, Domingos Fezas Vital e esposa Isabel Fezas Vital; o Secretário-geral adjunto para assuntos jurídicos das Nações Unidas, Miguel de Serpa Soares; o Diretor da AICEP Portugal Global (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), Manuel Miranda; o Presidente da Câmara de Comércio Portugal-EUA, Rodolfo Labrador e o Diretor da TAP Air Portugal, Carlos Paneiro.
A NYPALC (New York Portuguese American Leadership Conference) contou com o apoio de vários benfeitores, tais como o Executivo da Internacional CitiSuites, Fernanda Forman, o Chef Jose Meirelles, a Sogrape Evaton, Joey Bats Sweets, a Vista Alegre EUA, a Caixa Geral de Depósitos e o Instituto Arte.
A Equipa UNESCO
Dores Fernandes e Josefa Reis
                                                                    Fotos: Josefa Reis e cortesia da Sousa Mendes Foundation


Sem comentários:

Enviar um comentário

Participa com o teu comentário. Ele será útil para o debate e/ou, se for o caso, poderá ajudar a melhorar esta página. Obrigada